Especialidades

Anismo ou dissinergia do assoalho pélvico consiste no relaxamento inadequado dessa musculatura durante a tentativa de evacuar ou força propulsiva inadequada.

A Bexiga Hiperativa (BH), é uma síndrome caracterizada pelos sintomas de urgência urinária acompanhada ou não de incontinência, geralmente envolve o aumento na frequência miccional, inclusive a frequência miccional noturna (nictúria), sem causa local ou metabólica.

DISFUNÇÃO ERÉTIL (DE) é a incapacidade persistente de obter e manter uma ereção suficiente para permitir um desempenho sexual satisfatório. 

Disfunção Vesico-esfincteriana, também conhecida como Bexiga Neurogênica envolve alterações do padrão miccional normal nas fases de enchimento vesical/ reservatório e na de esvaziamento vesical.

A incontinência urinária (IU) consiste em qualquer perda involuntária de urina. Ela pode ocorrer em qualquer faixa etária e sua incidência global aumenta progressivamente com a idade. 

A Incontinência Fecal consiste na perda involuntária de conteúdo fecal pelo ânus. A incontinência para gases deve também ser incluída nesta definição, pois, isoladamente, pode afetar de forma significativa a qualidade de vida do paciente.

Os órgãos pélvicos são suportados por um sistema de músculos, fáscias e ligamentos. O prolapso urogenital é a expressão de um distúrbio da estática pélvica, e pode ser explicado por lesões ou enfraquecimento da musculatura perineal que permite o agravamento das lesões das fáscias e o estiramento ou a ruptura dos ligamentos.

Independente da via de parto escolhida, o assoalho pélvico é submetido, durante a gestação, a uma sobrecarga importante e ter uma musculatura funcional, forte e resistente ajuda a prevenir uma série de disfunções pelve-perineais.

Inúmeros artigos científicos evidenciam a importância de uma reeducação perineal prévia à cirurgia prostática, relatando uma mais breve recuperação de eventual incontinência e disfunção erétil.

Após a cirurgia de prostatectomia a fisioterapia pélvica busca uma reeducação muscular funcional do assoalho pélvico e adjacências, recuperando seu controle, sensibilidade, força, e resistência muscular.

A aquisição da continência urinária diurna ocorre na maioria das crianças até os 4 anos e a noturna até os 5 anos de idade.

Vaginismo é uma disfunção sexual feminina onde existem espasmos involuntários do assoalho pélvico durante a tentativa de introdução do pênis, ou de algum objeto como absorvente interno ou especulum, na vagina.

Please reload

© 2019 CRPPélvico

Social

Entre em contato para mais informações

  • whatsapp-logo-icone
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Atendimento

De 2a à 6a, das 8:00 às 18:00

RioMar Trade Center 

Av. República do Líbano,251

Torre A, sala 2203

Pina - Recife-PE

Fones:

(81) 3877 7031 - (81) 3072 4462

(81) 9 9600 0051

Aceitamos:

whatsapp-logo-icone.png