Incontinência Urinária

A incontinência urinária (IU) consiste em qualquer perda involuntária de urina. Ela pode ocorrer em qualquer faixa etária e sua incidência global aumenta progressivamente com a idade. A IU é sim mais frequente nas mulheres devido a eventos exclusivamente femininos como gravidez, parto, e menopausa, além das próprias diferenças anatômicas do assoalho pélvico.

A IU pode ocorrer em qualquer faixa etária e sua incidência global aumenta progressivamente com a idade.

As causas da IU em homens são bastante variadas e a identificação da origem é essencial para o tratamento adequado. Em homens sem problemas neurológicos a incontinência urinária está na maioria das vezes associada à história de cirurgias prostáticas. Durante estas cirurgias pode haver lesão do esfíncter ou do nervo responsável pelo seu funcionamento levando a perdas urinárias.

Tipos de

Incontinência Urinária

Incontinência de Urgência: é caracterizada por um desejo urgente e iminente de urinar, acompanhado pela perda de urina. As causas mais comuns são as contrações musculares involuntárias da bexiga.

Incontinência de Esforço: esta consiste na perda de urina paralelamente a um esforço, como corrida, levantamento de peso, tosse, espirro, ou risada, por exemplo. Ela ocorre, comumente, devido à força insuficiente dos músculos do assoalho pélvico para poder contrastar o aumento da pressão intra-abdominal que se dá durante os esforços. 
Incontinência Mista: nela se apresentam simultaneamente os sintomas da incontinência de urgência e da incontinência de esforço.
Incontinência por Transbordamento: é a perda incontrolável de urina devido a uma bexiga excessivamente cheia, ocorre quando a bexiga torna-se dilatada e insensível devido à retenção crônica de urina. Pode ser devido a alguma neuropatia ou obstrução que impeça o fluxo normal de urina.
Portanto, o tratamento da Incontinência Urinária pode variar de acordo com inúmeros fatores, podendo ser reabilitativo, farmacológico, cirúrgico ou mesmo uma associação entre eles. 
Se você sofre de incontinência urinária procure um profissional para a identificação da causa e do tipo de perda urinária que você apresenta. Não pense que a Incontinência é um mal inevitável. Se o distúrbio for tratado como se deve, a qualidade de vida tende a melhorar, e muito!

© 2019 CRPPélvico

Social

Entre em contato para mais informações

  • whatsapp-logo-icone
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Atendimento

De 2a à 6a, das 8:00 às 18:00

RioMar Trade Center 

Av. República do Líbano,251

Torre A, sala 2203

Pina - Recife-PE

Fones:

(81) 3877 7031 - (81) 3072 4462

(81) 9 9600 0051

Aceitamos:

whatsapp-logo-icone.png